Squads: Spotify Model como uma referência mundial

O modelo Spotify veio em 2012 com uma visão diferente de produzir mais resultados dos times principais. Para assumir uma função em um projeto, essas equipes (esquadrão, capítulo, tribo e guildas)

Composto pelo gigante Spotify, o modelo Squad tem se mostrado eficiente em muitas empresas. E o que move qualquer empresa são seus funcionários. Sem pessoas, nenhuma ideia pode se formar e se desenvolver, mesmo com o constante avanço da tecnologia.

Há muitos anos, gestores e profissionais de recursos humanos, por exemplo, vêm tentando entender o melhor modelo de gestão de equipes e foi nesse contexto que surgiram os Squads.

O modelo Squad se popularizou por causa das startups, que encontraram nele uma forma de aproveitar ao máximo a produtividade de seus funcionários. Grandes empresas ao redor do mundo, como o Spotify, já usam o modelo e os resultados não poderiam ser melhores.

Neste artigo, você poderá ver a importância de um Squad para aumentar a produtividade de cada equipe e, consequentemente, encontrar os melhores resultados para uma empresa.

Criação de um Squad por modelo Spotify

No início, o Spotify era uma pequena empresa , que usava o framework Scrum, com equipes pequenas e multidisciplinares.

Conforme o número de equipes aumentou, eles perceberam que algumas práticas do Scrum não faziam mais muito sentido para eles. A conclusão foi: Os princípios do Agile são mais importantes do que um método específico.

Como resultado, o Spotify renomeou a antiga função de “Scrum Master” para “Agile Coach”. A intenção era que o Agile Coach fosse menos um especialista em Scrum e mais um servidor-líder capaz de conduzir e apoiar a melhoria contínua.

A segunda medida foi passar a chamar as equipes multidisciplinares de “Squads”, ao invés de “Times Scrum”.

Os Squads, além de possuírem especialistas de diversas funções, são auto-organizados e pequenos (8 ou menos membros). Eles têm responsabilidade de ponta a ponta, ou seja, projetar, projetar, desenvolver e manter os produtos Spotify.

Os pelotões também têm um alto nível de autonomia: eles decidem o que construir, construir e trabalhar juntos para construir. Algo que muitas organizações nem mesmo experimentam.

A autonomia dos Squads não é infinita. Algumas restrições afetam esse nível de liberdade: geralmente a missão do Squad (cada Squad tem uma), a estratégia geral do produto e as metas de curto prazo negociadas a cada trimestre.

Essa estrutura aumenta a autonomia, que, sendo um forte motivador intrínseco, torna as pessoas mais felizes. Além disso, a estrutura em Squads dá muita agilidade, pois evita esquemas de aprovação, gargalos de decisão na cúpula e dependência de outras equipes.

O que é um esquadrão?

O esquadrão é o nome do modelo organizacional que separa os funcionários em pequenos grupos multidisciplinares e objetivos específicos.

Por exemplo, um profissional de marketing trabalha no mesmo grupo que um programador, assim como um vendedor com um vendedor. Juntos, eles têm um trabalho a cumprir e autonomia suficiente para tomar decisões.

Vantagens de trabalhar com isso

Cada um desses pequenos grupos, compostos por no máximo dez pessoas, tem um objetivo específico. Devido à multidisciplinaridade do elenco, as soluções para esse objetivo acontecem de forma mais ágil, observando vários pontos de vista ao mesmo tempo.

Mas, para que tudo dê certo, cada elenco deve ter autonomia para tomar decisões e traçar o caminho da solução sozinho.

Ou seja, não adianta saber o que é um plantel se a gestão não se preocupa com descentralização, transparência, valorização da diversidade e evolução constante. Portanto, todos podem opinar sobre todas as áreas envolvidas, trata-se da importância da cultura de feedback.

E, mesmo sem a presença de um gerente, cada grupo tem um Product Owner, que seria um “squad management”, que define as prioridades em relação ao projeto que está sendo desenvolvido.

Assim, mesmo com uma equipe formada por integrantes de diversas áreas, organizada e focada na solução de um único problema, os resultados ocorrem de forma mais rápida e inovadora. É como se cada elenco fosse uma miniempresa, com seus objetivos, autonomia e capacidade multidisciplinar.

O perfil de um líder de esquadrão

Cabe ao líder da equipe falar os resultados do projeto ao gerente e tentar encontrar soluções operacionais para tentar resolver as falhas que ocorreram durante o processo.

Portanto, o líder da equipe não tem a função de apontar erros e exigir respostas dos demais colaboradores. Seu papel é trabalhar junto, antecipar dificuldades e tentar resolvê-las com os outros membros antes de levar o problema ao gerente.

Ele deve trabalhar com a equipe, resolver as dificuldades tanto quanto possível e sempre tentar resolver todos os problemas dos outros membros, antes de se reportar ao seu superior direto.

Por outro lado, o papel do líder de equipa não se presta a apontar erros e exigir resultados, nem avalia o desempenho dos seus pares como se fosse um “patrão”, perante um juízo de valor.

No entanto, ser escolhido para desempenhar essa função significa que seu gerente está apostando em você. Assim, tente desenvolver cada vez mais o seu potencial de gestão, para que em breve você possa administrar setores da sua área de atuação.

Organização de um esquadrão

Primeiro, cada Squad deve ter alguém responsável por coordenar as operações da equipe, mas isso não significa necessariamente uma hierarquia.

É apenas mais uma função que precisa existir para que o projeto funcione sem problemas. O perfil de cada funcionário que irá compor um Plantel também deve ser levado em consideração para que não haja atritos.

Capítulos

São linhas que cruzam todas as seleções, passando por profissionais do mesmo setor. Isso significa que todos os colaboradores do setor financeiro, por exemplo, estarão alinhados quanto ao que está acontecendo em cada elenco.

Capítulos são grupos de colaboradores da mesma área, como todos os desenvolvedores de uma empresa.

Tribos

São a junção de dois ou mais times, que têm objetivos semelhantes e precisam estar em maior conexão. Eles trabalham para criar um projeto em sua totalidade.

Guilds

Finalmente, a terceira forma de manter os esquadrões alinhados são as guildas. São grupos formados por pessoas de qualquer área que se interessam por algum assunto comum.

Benefícios para sua equipe

Embora seja uma decisão que vai impactar toda a empresa. A adoção do modelo Squad pode trazer muitos benefícios para a saúde organizacional da sua empresa.

Agilidade

Nos modelos tradicionais, ações que dependem de mais de um setor da empresa acabam sofrendo atrasos. Isso acontece porque não é simples conciliar agendas e prioridades.

No modelo Squad, isso não acontece e os funcionários podem encontrar um atalho.  Por terem um contato mais próximo e fácil com os membros de sua equipe.

Produtividade

A produtividade da equipe também aumenta, pois é possível realizar mais tarefas em menos tempo. Processos não são bloqueados em setores específicos porque todos trabalham juntos para o sucesso de cada projeto.

Equipe engajada

Os membros da equipe trabalham ativamente nos projetos, acompanhando cada etapa e como ela se desenvolve. As equipes que podem ver de forma mais tangível o resultado de seus esforços tendem a estar mais engajadas com o sucesso da meta.

Colaboração

Deve haver uma colaboração entre os membros do Squad. Aos poucos, eles vão perceber que essa é a única maneira de seus objetivos funcionarem. A equipe trabalha de forma autônoma, mas seus membros não.

Essa colaboração vai além das funções definidas para cada pessoa para que todos saibam valorizar e ver o propósito de cada uma das funções.

Funcionários mais qualificados

Um bom funcionário entende a dimensão do seu trabalho e como isso pode impactar o todo. Trabalhar em Squads permite maior visualização de todos os ativos e no final. Os colaboradores podem aprender pelo menos o básico de cada função e como funciona o universo de cada área.

GitScrum ajuda você a se relacionar com todos os Squads

GitScrum adora reunir todas as equipes e oferece as melhores ferramentas para ajudá-lo a alcançar o melhor resultado dentro do prazo! Encontre sua maneira de trabalhar com seu Squad com o  GitScrum!

Leave a Reply