Scrum e Agile para todos – Benefícios que você não deve perder para tornar seu trabalho melhor

Se você está interessado em gerenciamento de projetos porque pode ajudar sua empresa a atingir seus objetivos, mas ainda não tem ideia do que são esses termos – Scrum e Agile, e o que eles têm a ver com você, este artigo é para você.

Sabemos que podem parecer difíceis, mas o fato é que você não deve se preocupar tanto com os aspectos técnicos das metodologias se você trabalha em uma área completamente distinta. Em vez disso, prefira aprender apenas sobre os benefícios que eles podem trazer para você, pessoal e profissionalmente. Muitas pessoas ficam com tanto medo desses “nomes” que nem tentariam iniciar a leitura. Nesse caso, eles também perderiam a oportunidade de conhecer suas vantagens, a parte relevante para você.

Portanto, deixe a parte complicada para os especialistas de TI, pedindo a ajuda deles quando necessário, e venha reconhecer como o Scrum e o Agile podem impactar seus projetos.

O que é Scrum e o que é Agile, basicamente?

Scrum é um workframe de gerenciamento de projetos, implementado pela primeira vez na indústria de manufatura no final dos anos 80, e então consolidado nos anos 90, após Jeff Sutherland ter originado o primeiro projeto Scrum (1993). Ajuda os indivíduos a trabalharem em equipe, como nos jogos de rugby (origem do nome), preparando-se para as competições, aprendendo com vitórias e derrotas, reiniciando e buscando uma evolução constante.

Agile é uma metodologia para equipes multi-talentosas trabalharem e colaborarem de forma eficiente, priorizando a entrega de valor aos clientes e a rápida adaptação às mudanças. Motiva as equipes a trabalharem juntas, atingirem competitividade positiva e objetivos comuns.

Aplicar Scrum e Agile à sua ferramenta de gerenciamento de projetos é a chave para otimizar seu trabalho, atribuir tarefas, garantir o alinhamento de processos, aumentar a capacidade de entrega e acelerar o desenvolvimento de valor.

Princípios Scrum

O framework Scrum obedece a 5 valores principais:

Coragem: Os membros do Time Scrum têm a coragem de fazer a coisa certa e trabalhar em problemas difíceis.

Foco: Todos se concentram no trabalho para os objetivos comuns.

Compromisso:
as pessoas se comprometem pessoalmente em alcançar os objetivos do Time Scrum.

Respeito:
Os membros da equipe Scrum se respeitam para serem pessoas capazes e independentes.

Abertura:
 A equipe Scrum concorda em ser aberta sobre todo o trabalho e os desafios com a execução do trabalho.

Fonte: Scrum.org

Princípios Ágeis

O Manifesto Agile OImpresso é o seu guia, com base nos princípios Agile, para construir projetos em torno de indivíduos motivados, dando-lhes o ambiente e o suporte de que precisam e confiando neles para realizar os trabalhos.

  1. Satisfaça os clientes por meio da entrega contínua de produtos valiosos.
  2. Motive as pessoas, conceda autonomia e elas farão o trabalho.
  3. A mudança de requisitos é uma vantagem competitiva.
  4. Ofereça melhorias de trabalho com frequência, pequenas ou grandes.
  5. As empresas e os desenvolvedores devem trabalhar juntos. Diário.
  6. O método de comunicação mais eficiente é cara a cara.
  7. Um produto funcional é a principal medida de progresso.
  8. A atenção aos detalhes e o domínio técnico tornam o trabalho mais fácil.
  9. Os melhores produtos surgem de equipes multifuncionais.
  10. Reuniões curtas regulares reforçam comportamentos positivos.

Adaptado de “ The Agile Manifesto “.

Scrum e Agile são para todos?

Sim! Geralmente, Scrum e Agile podem ajudar todos os indivíduos e empresas a gerenciar suas atividades, aumentar a produtividade, monitorar seu progresso e atingir seus objetivos. São adequados para todas as áreas de negócio, desde pequenas a grandes empresas, freelancers até grandes empresas.

Não! Do ponto de vista de que são apenas para pessoas que desejam ter sucesso, conquistar mais e evoluir constantemente. Então, para quem se contenta com pouco, não está aberto a mudanças, não quer falar de metas, então não faria sentido.

Bem, sabemos que Scrum e Agile são para você, assim como gerenciamento de projetos. Para colocar os valores Scrum e a metodologia Ágil em prática, você precisa de uma ferramenta de gerenciamento de projetos inteligente feita para apoiá-los. Não se trata de obter cem recursos, mas de obter os certos para fazer seus projetos acontecerem.

Comece a gerenciar seus projetos com Scrum e Agile

Vamos dar um passo atrás: o que é um projeto? Bem, um projeto é qualquer conquista ou criação importante que você deseja lançar dentro de um tempo. Pode ser um livro, um álbum de música, um curso de treinamento, um software / aplicativo, um produto, um edifício, um catálogo, uma campanha de marketing, um evento, pesquisa … tanto faz!

Um projeto normalmente é criado por um indivíduo ou profissional, mas pode permanecer solo ou ser executado por uma equipe, um comitê, adicionado por seu autor. Em seguida, a equipe começa a colaborar, compartilhar tarefas e fazer atualizações sobre elas, até o resultado final. Mesmo projetos solo podem ter colaboradores convidados, como parceiros, clientes ou patrocinadores, dependendo de seu contexto.

Você se lembra daquelas “decisões” de Réveillon e das ideias de projetos visionários da empresa para um dia? Se eles nunca se tornarem realidade, é provavelmente porque ainda não estão sendo gerenciados como projetos. Quando você faz do gerenciamento de projetos a rotina de sua vida profissional e pessoal , o alcance de metas passa a ser uma consequência.

10 etapas para começar a gerenciar seus projetos com Scrum e Agile:

Planeje seus projetos

A primeira condição para gerenciar projetos com sucesso é planejá-los. Talvez você já saiba disso, mas antes mesmo de iniciar um projeto, você deve ter alguns conceitos claros para você e também entre os membros da sua equipe. Promova o alinhamento da equipe e contribuições criativas para concluir seus projetos com um método visual como o mapeamento mental – algo que você pode fazer durante uma reunião presencial ou uma conferência remota.
Use o GitScrum Mind Mapping para planejar os objetivos do seu projeto.

Crie seus projetos

Comece criando seus projetos de acordo com seus objetivos, de curto, médio e longo prazo. Certifique-se de que sejam específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com limite de tempo (veja também outro artigo sobre isso).
Conte com uma ferramenta de gerenciamento de projetos inteligente e crie um quadro de trabalho colaborativo e interativo para cada projeto, onde você adicionará tarefas, dividindo as etapas do projeto. Adicione os membros da sua equipe como colaboradores e delegue poder para eles fazerem atualizações nas tarefas e subtarefas.
GitScrum Board é sua ferramenta colaborativa para gerenciar projetos.

Gerenciar programações

Como gerenciar vários projetos ao mesmo tempo, com várias equipes e assistentes? Você precisará de uma plataforma de gerenciamento de projeto inteligente para obter uma visão geral de todos os cronogramas do projeto, monitorar seu status e ajudar seus colegas de equipe e parceiros a estarem cientes dos próximos eventos.
GitScrum Gantt Charts ajuda você a liderar projetos simultâneos de forma eficiente

Aumentar a produtividade

Crie desafios mensais e semanais para você e sua equipe, para completar uma lista de realizações e cumprir prazos. Use os chamados “sprints” como recurso motivacional visual para ficar a par do andamento dos projetos todos os dias.
GitScrum Sprints é o melhor recurso para aumentar sua produtividade

Referências e treinamento

Adicione documentação completa aos seus projetos: arquivos de benchmarking, referências de pesquisa, guias, manuais, modelos, imagens exemplares e URLs de vídeos explicativos. Isso é importante para apoiar sua equipe na execução das tarefas e também para ajudá-lo a focar no propósito do projeto. Além disso, deve-se construir um backlog do projeto com todo o seu histórico após cada etapa de execução, para que possa ser aprimorado a cada nova rodada.
Os documentos GitScrum ajudam a construir o backlog de seu projeto

Informações focadas no usuário

Escreva formulários curtos chamados “histórias de usuário” para manter um registro das necessidades e solicitações de sua persona alvo (usuários finais). Essas dicas do usuário podem ser coletadas por seus colegas de equipe, por você ou até mesmo a partir de seu site e outros canais de comunicação. Eles são importantes para mantê-lo próximo aos clientes e o ajudarão a fazer ajustes no projeto.
As histórias de usuário GitScrum ajudam você a criar projetos relevantes

Orçamento de controle

Crie uma planilha financeira para cada um de seus projetos, planejando custos e receitas esperadas. Em vez de fazer isso com um software isolado, você pode fazer isso em sua própria ferramenta de gerenciamento de projetos, economizando tempo.
A planilha GitScrum é sua nova maneira de inserir cálculos em projetos

Esforço de equilíbrio

Se você deseja que sua equipe tenha um bom desempenho em todas as etapas de seus projetos, cuide e equilibre sua carga de trabalho. Meça todos os esforços das tarefas e distribua-os de acordo com a evolução da capacidade de sua equipe.
GitScrum Task Effort é o recurso para fazer sua equipe ir mais longe

Envolva sua equipe

Construir projetos incríveis exige trabalho em equipe. Além de orientar sua equipe (colaboradores ou terceirizados) com objetivos claros, lembre-se de reconhecê-los e recompensá-los. A gamificação é uma tendência crescente para transformar os membros de sua equipe em superestrelas – consiste em agregar pequenas recompensas ao processo de trabalho, para cada pequena realização.
GitScrum Rock Star Team é o seu último recurso de gamificação

Clientes Impress

Impressione seus clientes para convencê-los de que seus projetos irão atingir o coração de seus clientes. Certifique-se de personalizar a interface de seus projetos com sua marca e um domínio personalizado, e um subdomínio de cliente (www.yourcompany.clientname.com). Isso adicionará credibilidade aos seus projetos e tornará seus clientes mais abertos aos negócios.
GitScrum White Label está disponível para oferecer a melhor experiência ao cliente

Seja ágil para transformar suas ideias em projetos de sucesso com o Oimpresso!

Leave a Reply